SINTHORESS: 88 ANOS DE LUTA

SINTHORESS, 88 ANOS EM DEFESA DOS TRABALHADORES

Fundado em 23/03/1933, nosso sindicato completou 88 anos na última terça-feira.

Sindicato esse que luta por melhores condições de trabalho e vida para nossa categoria profissional.

Como se iniciou essa história?

Essa história começou internacionalmente! Na verdade, tudo começou na Espanha, com uma sociedade que ainda existe chamada ‘Genebrina’. Na época, com sede em diversas partes do mundo, a sociedade possuía brigadas avançadas, presentes na abertura dos hotéis de 1ª classe, em qualquer parte do mundo. Tais brigadas davam assistência e orientação na instalação dos novos hotéis – todas acatadas – pois, sem dúvida, eram os melhores em sua área. Eles estiveram no Brasil para a instalação do Hotel La Plage , no Guarujá; Parque Balneário, em Santos, e outros em São Paulo, Rio de Janeiro e dezenas de outras cidades do país.

Cesário Hernandes, nosso 1º presidente, teve a oportunidade de integrar uma dessas brigadas, com a qual adquiriu muita experiência. Nós não tínhamos mão-de-obra especializada. Ela pertencia à imigrantes, dentre eles espanhóis, italianos, portugueses, etc. Foi assim que iniciou-se um movimento para se criar uma classe nacional, seguindo a orientação de uma sociedade que a preparasse e a educasse.
Nasceu no Rio de Janeiro o Centro Cosmopolita e, aqui em Santos, o Centro Internacional, que por muitos anos dirigiu a classe. Cesário Hernandes ingressou em 1928, chegando à presidência, cargo que assumiu por muitos anos. Época de luta, revoluções e mudanças. Em 1924, explode a revolução de Isidoro Dias Lopes e, em 1932, a revolução que coloca Getúlio Vargas no poder.

Getúlio decretou a Lei nº 1.402 que, dentre outras coisas, nacionalizava todas as sociedades e sindicatos. Em 1933 é fundado o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro de Santos e região, por Cesário, junto com outros companheiros.

De 1964 a 1985 perdurava no Brasil o regime militar, caracterizado pela falta de democracia, supressão dos direitos constitucionais, perseguição política, repressão, censura e tortura. E o nosso sindicato sofreu intervenção militar.

Porém, no final da década de 1970 e meados dos anos 1980 inicia-se no país um amplo processo de reestruturação da sociedade. Este período registra, ao mesmo tempo, o enfraquecimento da ditadura e a reorganização de inúmeros setores da sociedade civil, que voltam aos poucos a se expressar e a se manifestar publicamente, dando início ao processo de redemocratização.

A frase que traduz muito bem o Sinthoress é: “Só a união constrói alicerces fortes, resistentes, capazes de resistir as piores pressões”.

SINTHORESS E VOCÊ SEMPRE!

sinthoress 88 anos