Sindicato dos Trabalhadores em Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares de Santos, Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira

Fundado em 23/03/1933

Filiado a:

13 de Maio – da escravidão à falsa abolição

Hoje, dia 13 de maio, é dia de refletir e também mais um dia de denúncia contra o racismo e contra os mecanismos que submetem a população negra às piores condições de vida.

Separamos uma matéria da CUT para a reflexão: O 13 de maio é mesmo uma data a ser comemorada?

A data, dizem as lideranças sindicais e dos movimentos negros, deve servir como dia de reflexão sobre as reais condições de vida dessa população no Brasil não somente naqueles tempos, mas também nos dias de hoje.

Anatalina Lourenço, secretária de Combate ao Racismo da CUT, explica que o racismo no Brasil é estrutural e rege quase todas as relações econômicas e sociais no país. No mercado de trabalho, negros e negras além de terem salários mais baixos que os da população não negra, ocupam os postos de trabalho mais precarizados. Eles são a maioria dos desempregados também. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego entre os negros é 71% maior que entre a população branca.

Já a Adjunta de Combate ao Racismo da CUT nacional, Rosana Sousa Fernandes, afirma que a abolição libertou escravizados, mas não trouxe nenhum tipo de reparação pelos quase 300 anos anteriores de escravidão.

Por isso, tanto Anatalina Lourenço como Rosana pontuam que este é um para rememorar, e não comemorar. “É um dia de aprofundar o debate e demonstrar para as pessoas que o racismo estrutura de forma negativa a sociedade […] é uma data que marca a denúncia que estamos em situação precária e precisamos mudar”.

Para saber mais, leia a matéria completa no site:

https://www.cut.org.br/noticias/populacao-negra-nao-comemora-o-dia-da-abolicao-da-escravatura-saiba-por-que-3fb7

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print
WeCreativez WhatsApp Support
Envie sua mensagem
Olá, como podemos ajudar?