Sindicato dos Trabalhadores em Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares de Santos, Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira

Fundado em 23/03/1933

Filiado a:

História

Sinthoress: Conquistas, Representavidade e Dignidade na Defesa dos Interesses e Direitos dos Trabalhadores e Sua Família.

Desde a fundação em 23 de março de 1933, na luta por melhores condições de trabalho e vida para nossa categoria profissional.

Nossa história começou internacionalmente! Na verdade, tudo começou na Espanha, com uma sociedade que ainda existe chamada ‘Genebrina’. Na época, com sede em diversas partes do mundo, a sociedade possuía brigadas avançadas, presentes na abertura dos hotéis de 1ª classe, em qualquer parte do mundo. Tais brigadas davam assistência e orientação na instalação dos novos hotéis – todas acatadas – pois, sem dúvida, eram os melhores em sua área. Eles estiveram no Brasil para a instalação do Hotel La Plage, no Guarujá; Parque Balneário, em Santos, e outros em São Paulo, Rio de Janeiro e dezenas de outras cidades do país.

A mão-de-obra especializada da área era a dos imigrantes, dentre eles espanhóis, italianos, portugueses, etc. Foi assim que se iniciou um movimento para se criar uma classe nacional, seguindo a orientação de uma sociedade que a preparasse e a educasse.

Nasceu no Rio de Janeiro o Centro Cosmopolita e, aqui em Santos, o Centro Internacional, que por muitos anos dirigiu a classe.

Cesário Hernandes, nosso 1º presidente, teve a oportunidade de integrar uma dessas brigadas, com a qual adquiriu muita experiência, tendo ingressado nelas em 1928, chegando à presidência, cargo que assumiu por muitos anos.

Época de luta, revoluções e mudanças.

Em 23 de março de 1933 é fundado o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, por Cesário Hernandes e outros colegas.

Inserida no movimento tenentista, decorrente do levante de Copacabana ocorrido em 5 de julho de 1922 no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, ocorre em São Paulo a revolução de 1924, liderada pelo General Isidoro Dias Lopes. Em 1932, através de uma revolução Getúlio Vargas toma o poder.

E será Getúlio Vargas, que, vai decretar em 5 de julho 1939 o Decreto-Lei nº 1.402, publicado em 7 de julho de 1939, que regulará a associação em sindicatos.

O Sindicato criou, então, assistência médica, odontológica e jurídica, com a colaboração de excelente profissionais.

Segundo Cesário Hernandes, “essa classe, nascida dos potentados, que a seu bel prazer procuravam ter sempre a seu lado pessoas que os servissem em tudo, foi crescendo e dessa forma surgiu o direito de reivindicar. Houve grandes desentendimentos em resolver nossas questões, mas companheiros nossos, pondo de lado o lazer, vieram para o sindicato trabalhar e defender os direitos dos colegas atingidos pela má compreensão dos que tem, no momento, o direito de mandar, esquecendo-se que um dia estamos por cima e, noutro, por baixo”

Vale citar, pela evidente relevância, Delfino Miranda, o 13º presidente, que permanecendo por 16 anos à frente do sindicato, foi responsável, com seu grupo, por grandes conquistas sindicais, desde o crescimento dos associados – de 150 existentes no início de sua gestão à 1.500 ou 3.592, se contarmos os associados itinerantes – que se movimentam constantemente em busca de novos empregos em outras regiões.

Em sua gestão de 79, foi otimizada a estratégia de financiamento sindical e a contratação do advogado Wilson de Oliveira, além de novos médicos. Firmou dezenas de convênios. Na mesma época o sindicato adquiriu mais quatro salas, ampliando sua sede, melhorando sua estrutura e atendimento médico e odontológico. Sem dúvidas, esse garçom batalhador será sempre um grande exemplo. Sua frase: “Só a união constrói alicerces fortes, resistentes, capazes de resistir as piores pressões”.

Com o retorno democrático e a nova Constituição de 1988, na virada das décadas dos 80 para os 90 um grupo de jovens trabalhadoras e trabalhadores, nova energia e nova visão da luta dos trabalhadores, ganharam nas urnas o direito de representar as trabalhadoras e trabalhadores.

E com mudanças, debates e lutas, criaram uma nova e legítima dinâmica nos diálogos com a categoria e a partir disso, com os empregadores e a sociedade, buscando sempre honrar a tradição de lutas e conquistas.

Para todos nós, trabalhadoras e trabalhadores, desde a nossa infância e até depois da nossa aposentadoria, o sindicato é nosso companheiro de lutas por defesa e conquista de nossos interesses e direitos.

Sinthoress e Você, Sempre, pois Juntos, Somos Mais Fortes.

Representação & Abrangência

O Sinthoress representa todos os trabalhadores em bares, hotéis, motéis, pensões, pousadas, colônias de férias, flat-services , casas de jogos em geral, bingos, restaurantes, pizzarias, fast foods , disk-pizza, cafés, lanchonetes, choperias, sorveterias, doçarias, danceterias, boates, buffets , restaurantes por quilo, casas de suco, sanduicherias, casas de massas, confeitarias, churrascarias, pastelarias, apart-hotéis, night clubs , spas , casas de massagem, rotisserias, quiosques, drive-ins e atividades similares em geral e outros que envolvem bebidas a varejo e preparadas, alimentação preparada, congelada ou não, inclusive adquirida pelo sistema de telefone.

O Sinthoress representa trabalhadoras e trabalhadores da categoria atuantes nas regiões da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira, cujas cidades são Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape, Cananéia, Ilha Comprida, Eldorado, Itariri, Juquiá, Pariquera-Açu, Registro, Jacupiranga, Miracatu, Pedro de Toledo, Sete Barras, Cajati e Barra do Turvo.

WeCreativez WhatsApp Support
Envie sua mensagem
Olá, como podemos ajudar?