A Caixa bloqueou centenas de poupanças sociais digitais por suspeita de fraude no recebimento do auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1.200 para mães chefes de família) e muitos trabalhadores informais com direito ao benefício foram prejudicados. Agora, a Caixa diz que cada trabalhador tem de desbloquear as contas para ter novamente acesso ao aplicativo Caixa Tem, onde o dinheiro pode ser usado para pagamento de contas por um período e depois sacado, de acordo com o calendário do banco.
Quem acessar o aplicativo Caixa Tem e estiver com a conta bloqueada terá que verificar em qual das situações se encontra: suspeita de fraude ou inconsistência cadastral. Cada caso terá uma mensagem específica e vai requerer um procedimento diferente.
De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, 51% das contas bloqueadas estão sendo investigadas por suspeita de fraude. Neste caso, o cliente precisa procurar uma agência para desbloquear. Outra parte dos beneficiários que teve a conta bloqueada não precisará ir até uma agência e poderá fazer um recadastramento online, com envio de documentação de forma digitalizada.
De acordo com a Caixa, 49% das contas foram bloqueadas por inconsistência cadastral. Neste caso, o trabalhador deve fazer um novo acesso ao aplicativo para envio de documentação [online]. Essa inconsistência cadastral evita a necessidade de ida a agência e vai acelerar a liberação do cadastro, disse o presidente da Caixa.
Para quem está com inconsistência cadastral no Caixa Tem, um novo acesso para envio de documentação, de forma online, já poderá ser feito a partir desta quinta-feira (23). Segundo a Caixa, a análise deve durar cerca de 24 horas. Se a documentação enviada estiver correta, o acesso é liberado automaticamente. Caso contrário, o beneficiário deverá ir até uma agência. Já quem está com suspeita de fraude na conta precisa ir pessoalmente até uma agência da Caixa, mas de acordo com o calendário de recebimento já previsto.
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