O Dia do Trabalhador é comemorado no mundo para marcar à luta dos trabalhadores por melhores e mais dignas condições trabalhistas.
É graças à coragem e persistência da luta dos trabalhadores que hoje usufruímos direitos e benefícios.
No Brasil, essa luta garantiu conquistas relevantes, dentre elas, o direito ao contrato de trabalho, firmado com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), oficializado por meio da Carteira de Trabalho. Também o salário mínimo, condições dignas de trabalho, direito a férias, descanso semanal remunerado. E não podemos esquecer do direito à aposentadoria e o fim do trabalho infantil.
Foi também com muita luta da classe trabalhadora brasileira que se instituiu o direito ao 13º salário, a Justiça do Trabalho, o adicional de insalubridade e adicional noturno, à licença maternidade remunerada, seguro-desemprego, dentre muitos outros benefícios.
Hoje vivemos um momento de muita luta e enfrentamento contra os vários golpes que retiraram nossos direitos.
Por mais que exista a tentativa de deturpar o caráter de luta da data, reduzindo-a ao “dia do trabalho”, e não o dia da classe trabalhadora, o movimento sindical não pode deixar de lembrar que o dia 1° de maio é sim um dia de luta.
O Sinthoress, junto com os trabalhadores e as trabalhadoras, está na luta pela manutenção e conquista de direitos.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!