Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes e Bares da Baixada Santista e Vale do Ribeira - CNPJ 58.208.463/0001-23

Fundado em 23/03/1933

Filiado a:

Melhor temporada de verão em seis anos traz a Santos 2,6 milhões de turistas

fonte: site Prefeitura de Santos

(https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/melhor-temporada-de-verao-em-seis-anos-traz-a-santos-26-milhoes-de-turistas)

temporada de verão é a maior em movimentação nos últimos 10 anos

A temporada de verão 2022/2023 superou as expectativas e atraiu mais de 2,6 milhões de turistas à Cidade. Santos não recebia tantos visitantes neste período desde 2016, conforme demonstrou levantamento da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) com hotéis e estimativa de veículos que vieram ao litoral entre dezembro e fevereiro.   

Comprovando a tendência de retomada do turismo após o fim das restrições impostas pela covid-19, o número de turistas e a ocupação de hotéis também foram superiores aos da temporada 2019/2020, a última antes dos efeitos da pandemia. 

Baseada em números da Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta Imigrantes, a Seção de Pesquisa Turística (Sepesq) apurou que, dos mais de 5,4 milhões de veículos vieram à Baixada Santista, 878 mil tiveram Santos como destino, o que equivale aos 2,6 milhões de turistas. O número é aproximadamente 17% maior do que a temporada passada e 12% superior ao período 2019/2020.

O prefeito Rogério Santos comemora o resultado e aponta motivos para a Cidade ter grande procura. “Santos é uma cidade estruturada, com ampla rede de serviços, e segura. Concilia tudo isso com uma natureza exuberante, que compreende praias, morros e matas. Temos trabalhado para ampliar os atrativos turísticos com ações como a Nova Ponta da Praia, a reforma do Quebra-mar, a remodelagem do Mercado de Peixes e um Centro de Convenções que também abre espaço para o turismo de negócios, uma de nossas vocações. Os atrativos no Centro Histórico, que passa por processo de revitalização, são mais uma ótima opção para quem visita a Cidade, além trilhas ecológicas e espaços de lazer nos morros e na Área Continental”.

Em pesquisa com 13 hotéis (universo de 1,6 mil apartamentos), a Sepesq apurou que a ocupação média durante a temporada foi de 66%, com pico de 72% em janeiro. Em 2019/2020, o índice ficou em 64%, enquanto na temporada passada, com os hotéis ainda enfrentando as restrições da pandemia, não passou de 40%.

A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, comemorou os números e garantiu que são um estímulo para que a Seectur realize mais ações para atrair turistas. “Para este ano, vamos reforçar a divulgação da Cidade continuando a participar de feiras de turismo, inclusive fora do País. Também seguiremos firmes no esforço pela revitalização do Centro Histórico com nossos eventos e feiras de economia criativa. Teremos, inclusive, novos festivais temáticos”.

E mais. “Em 2023, continuaremos a buscar melhorias para nossos tradicionais equipamentos turísticos, como o Museu Pelé e bonde, e a Prefeitura ainda vai inaugurar novas áreas do Novo Quebra Mar”, lembrou a secretária.   

Tradicional campeão na preferência dos turistas, o Aquário novamente liderou entre os equipamentos turísticos, com 139,7 mil visitantes na temporada.

Destaque também para o Museu Pelé. Após a morte do Rei do Futebol em dezembro, o equipamento registrou expressivo aumento de visitantes: foram 23,1 mil, melhor número durante uma temporada de verão de sua história, e crescimento de 45% em relação a 2019/2020 (15,8 mil).  

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Heitor Gonzalez, também celebrou o aumento de turistas na região. “Dezembro foi um mês muito acima da média e a semana do réveillon surpreendeu. Foi uma temporada que realmente superou os níveis anteriores à pandemia”.

Com a volta da queima de fogos após dois anos de interrupção, a passagem do Ano-Novo foi realmente um dos destaques da temporada. O show pirotécnico de 14 minutos e a inesquecível homenagem a Pelé com show de 80 drones atraíram um milhão de pessoas à praia.

Outra novidade foi o Carnacentro, primeira vez que o desfile das tradicionais bandas foi realizado no Centro Histórico. Um total de 40 mil pessoas curtiu os três dias de festa, que incluíram o tradicional Carnabonde e a presença das bandas Sargento Pimenta e Ritaleena, que vieram do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente.

Com previsão para acabar no próximo mês, a temporada de cruzeiros 2022/2023 é a maior em movimentação nos últimos 10 anos, com a expectativa de que o terminal marítimo Giusfredo Santini receba até 561 mil turistas em 142 escalas de 16 navios. Milhares de turistas em trânsito, muitos deles estrangeiros, já lotaram o Centro Histórico, o bonde, Museu Pelé, Museu do Café, Monte Serrat, entre outras atrações. 

O Novo Quebra Mar, no Parque Roberto Mário Santini, no José Menino, que vem sendo inaugurado por fases, ganhou novas atrações no aniversário da Cidade (26 de janeiro). Foram abertos o playground temático e o parque das águas, que compõem o Espaço Kids.

No local, já foram entregues espaços como a pista de pumptrack, pista de patinação, quadra de basquete 3×3, a escultura da artista plástica Tomie Ohtake totalmente restaurada e com novo mirante, espaço pet, entre outros.

Fotos: Isabela Carrari, Carlos Nogueira, Raimundo Rosa e arquivo/PMS

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print
WeCreativez WhatsApp Support
Envie sua mensagem
Olá, como podemos ajudar?