Preocupada em garantir o direito à gorjeta dos trabalhadores e trabalhadoras em hotéis, motéis e similares, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) entregou documento nesta quinta-feira (25) à Senadora Regina Sousa (PT-PI) solicitando alteração de seu parecer.
O parecer da senadora, que é contrário à proposição, deveria ter sido votado nesta quarta-feira (24) na Comissão de Desenvolvimento Rural e Turismo (CDR), no entanto não houve quórum suficiente. A matéria deve voltar à pauta na semana que vem.
A Contracs atua para que a Senadora entenda o lado dos trabalhadores/as e aceite a proposta com redação idêntica ao do texto aprovado na Câmara (PLC 57-2010), que garante a destinação da taxa de 10% cobradas pelas empresas em favor dos trabalhadores/as e com divisão igual entre todos que laboraram no mesmo turno.
Segundo Francisco Luiz da Silva, secretário de coordenação administrativa e política da sede da Contracs, a senadora se mostrou favorável a alterar seu parecer e agradeceu pela Confederação estar instruindo-a na garantia de direitos aos trabalhadores de hotéis, motéis e similares. Segundo o dirigente, que entregou o documento, a senadora também se colocou sempre à disposição da Contracs para se posicionar diante dos problemas que afetam as categorias representadas pela entidade.
“A CUT e a Contracs tem feito este trabalho bem árduo para garantir direitos nesta legislatura que começou agora, mas já trabalhamos muito. Afinal, depende da organização dos trabalhadores, sindicatos e da gente para que não percamos direitos. A gente tem conseguido muita coisa com essas mobilizações nossa em Brasília porque a gente tem conseguindo barrar a retirada de direitos. Se não estivéssemos fazendo este enfrentamento, teríamos muitas derrotas amargas para os trabalhadores.” destacou Luizinho.
Para ler o documento, clique no link abaixo:
http://www.contracs.org.br/sistema/ck/files/CONTRACS%20Oficio%20senado%20%20junho%20de%202015.pdf