Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes e Bares da Baixada Santista e Vale do Ribeira - CNPJ 58.208.463/0001-23

Fundado em 23/03/1933

Filiado a:

Bares de SP se rebelam contra Tarcísio e exigem fim do ICMS sobre gorjetas

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) enviou um ofício ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pedindo o fim da cobrança de ICMS sobre gorjetas pagas a garçons. O setor afirma que o imposto, aplicado em gorjetas acima de 10%, prejudica trabalhadores e desestimula clientes. Com informações da IstoÉ Dinheiro.

A cobrança está prevista desde 2020, mas o governo estadual intensificou as autuações contra estabelecimentos neste ano. Para tentar reverter a medida, a Fhoresp também acionou o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne representantes das secretarias de Fazenda de todos os estados.

“O dinheiro da gorjeta deveria ser livre de qualquer cobrança. Ele é uma gratificação voluntária do cliente e serve para complementar a renda dos funcionários”, afirmou Édson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp. A entidade espera que o governador seja sensível ao pleito e revise a medida.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo confirmou o recebimento do ofício e informou que analisará o pedido considerando todas as regras aplicáveis. A pasta não indicou prazo para uma decisão.

Com informações do @diariodocentrodomundo e
texto de @frentesulamericana @fetrhotel @fhoresp.oficial @contracscut @cutsaopaulo @cutbrasil @sinhores_baixada @sinthorespoficial


Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print
WeCreativez WhatsApp Support
Envie sua mensagem
Olá, como podemos ajudar?