Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes e Bares da Baixada Santista e Vale do Ribeira - CNPJ 58.208.463/0001-23

Fundado em 23/03/1933

Filiado a:

Brasil ultrapassa a trágica marca de 500 mil mortes para a COVID-19

Nesse sábado (19), o país registrou 1.401 mortes e 20.483 novos casos de covid-19, elevando o total de óbitos para 500.022, e o de casos, para 17.822.659, segundo dados das secretarias de Saúde coletados pelo consórcio de imprensa.

Esse número é sete vezes a capacidade da Marques de Sapucai, a passarela do samba carioca, segundo o UOL. É como se centenas de municípios brasileiros tivessem morrido, diz o portal, lembrando que apenas 49 dos 5.570 municípios do país têm mais de 500 mil habitantes.

Para além dos números, são mães, pais, filhos, irmãos, tios, primos, amigos e colegas de trabalho morrendo por falta da vacina e isso foi cobrado do presidente nas ruas do país.

O que explica a nova escalada da pandemia é ausência de uma política nacional de prevenção, controle e segurança por parte do governo de Jair Bolsonaro.

A avaliação é de especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com eles, estados e municípios não apresentam conduta baseada em critérios uniformes orientado pela ciência. Além disso, muitos passaram a abandonar o isolamento social e flexibilizar a economia, reabrindo lojas de rua, restaurantes, serviços como salão de cabeleiritos e shoppings.

Houve uma grande ausência de apoio aos trabalhadores e empreendedores mais vulneráveis à situação de pandemia e também uma política deliberada de estimular a propagação do vírus em vez de priorizar a vacinação.

Diante deste cenário, os especialistas falam em mais de 850 mil mortes até que o país alcance número de vacinados suficiente para fazer a pandemia recuar.

500k

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print
WeCreativez WhatsApp Support
Envie sua mensagem
Olá, como podemos ajudar?