Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes e Bares da Baixada Santista e Vale do Ribeira - CNPJ 58.208.463/0001-23

Fundado em 23/03/1933

Filiado a:

CIRCULAR ORIENTATIVA sobre o rateio e a distribuição aos empregados da GORJETA cobrada pela EMPRESA

CIRCULAR ORIENTATIVA

Acordo Coletivo para disciplinar a cobrança, o rateio e a distribuição aos empregados da GORJETA cobrada pela EMPRESA.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM COMÉRCIO HOTELEIRO, BARES E RESTAURANTES DE SANTOS, LITORAL SUL E VALE DO RIBEIRA – SINTHORESS, neste ato representado por seu Diretor Presidente que esta subscreve e assistido por seu advogado, serve da presente CIRCULAR ORIENTATIVA para expor e esclarecer aos trabalhadores e as empresas do setor o quanto segue:

CONSIDERANDO a clausula 49ª da Convenção Coletiva de Trabalho (2019/2021) da categoria representante de bares, hotéis, restaurantes e similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira que consolida a negociação e formalização de Acordo Coletivo para disciplinar a presente matéria (GORJETA).

CONSIDERANDO que GORJETA não é somente a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados.

CONSIDERANDO o que prevê a Lei nº 13.419 de março de 2017, para disciplinar o rateio, entre empregados, da cobrança adicional sobre as despesas em bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares.

CONSIDERANDO que a GORJETA não constitui receita própria dos empregadores, destina-se aos trabalhadores e será distribuída segundo critérios de custeio e de rateio definidos em convenção ou acordo coletivo de trabalho.

CONSIDERANDO que GORJETA é um direito do trabalhador, onde uma vez cobrada pela EMPRESA, deverá ser repassada e incorporada ao salário dos colaboradores, contando inclusive, para fins de férias e 13º salário…

Diante de tais considerações, o SINTHORESS informa a todos os seus trabalhadores e, inclusive, ao setor econômico de sua categoria que:

• Seu departamento jurídico esta a disposição na Sede – Santos (13. 3219-5559) para formalização de ACORDOS COLETIVOS, a fim de viabilizar e disciplinar a cobrança e rateio das GORJETAS.

• A cobrança das GORJETAS dos clientes sem o devido ACORDO COLETIVO com o SINDICATO da categoria torna a pratica ILEGAL e poderá gerar multas APLICADAS pelo órgão fiscalizador, bem como o devido PROCESSO JUDICIAL em face da EMPRESA negligente.

Atenciosamente,

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM COMÉRCIO HOTELEIRO, BARES E RESTAURANTES DE SANTOS, LITORAL SUL E VALE DO RIBEIRA – SINTHORESS
Edmilson Cavalcante de Oliveira

Guilherme Henrique Neves Krupensky
Advogado – Departamento Jurídico

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print
WeCreativez WhatsApp Support
Envie sua mensagem
Olá, como podemos ajudar?