O governo de São Paulo prorrogou a fase de transição do Plano SP de contenção da pandemia de Covid-19 e estendeu o horário de funcionamento dos setores de comércio e serviços, que poderão funcionar das 6h às 20h.
A fase de transição foi colocada em prática no dia 18 deste mês e terminaria nesta sexta-feira (30). Com a prorrogação, a transição ficará em vigor até o dia 9 de maio. A segunda fase da transição começa neste próximo sábado (1°), dia do Trabalho.
Quando foi implantada, a transição já permitiu a reabertura do comércio e das atividades religiosas. O setor de serviços, que inclui os restaurantes, os salões de beleza e as academias puderam funcionar a partir do dia 24.
Com horários escalonados, o comércio pôde reabrir das 11h às 19h; as academias, das 7h às 11h e das 15h às 19h; e os parques, das 6h às 18h. Restaurantes, salões de beleza, barbearias e atividades culturais também tiveram horário de funcionamento permitido pelo governo das 11h às 19h.
Os estabelecimentos com atendimento ao público continuarão abertos para até 25% de sua capacidade, também respeitando o distanciamento social, o uso de máscara e de álcool em gel para clientes e funcionários.
Continuarão em vigor o toque de recolher noturno imposto à população, das 20h às 5h, e o teletrabalho para atividades administrativas.