Profissionais do transporte começam a ser vacinados contra covid-19 hoje em diversas cidades da Baixada Santista. O procedimento preconizado pelo Estado é diferente dos outros grupos vacinados até o momento e requer atenção dos profissionais.
Em Santos, a Secretaria de Saúde recebeu nesta segunda-feira (17), apenas 25 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca destinadas aos motoristas de ônibus. De acordo com o Estado, essas doses devem ser destinadas aos trabalhadores que atuam no município de São Paulo, mas residem em Santos, desde que apresentem a documentação necessária para receber o imunizante.
Ou seja, as doses não contemplam os que moram e atuam na Cidade, como os do transporte coletivo municipal, por exemplo. A regra vale também para outras cidades como Praia Grande e São Vicente.
Santos iniciará a imunização deste público nesta quarta-feira (19), seguindo a determinação do Estado quanto à destinação das doses, mas com a expectativa da chegada de uma nova remessa do imunizante ainda nesta terça-feira (18), que possa permitir a ampliação do público a ser contemplado com a vacinação.
Ainda nesta segunda-feira (17), o Município encaminhou ofício ao Governo do Estado no qual destacou a importância do envio de mais doses de forma a assegurar a imunização de todos os motoristas de ônibus que residem em Santos e garantir a isonomia entre essa classe trabalhadora quanto o acesso à vacina contra a covid-19.