A vacinação contra Covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais e sem comorbidades começa hoje, quarta-feira (16), em seis cidades da Baixada Santista. Santos, Cubatão, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá iniciaram a vacinação desta faixa etária. Bertioga e São Vicente anteciparam a imunização para terça-feira (15). Já Guarujá segue vacinando pessoas com 55 anos.
De acordo com as prefeituras, para receber a primeira dose, o morador precisa apresentar um documento com foto, CPF e também comprovante de residência, para confirmar que reside na cidade em que vai tomar o imunizante.
Em Santos, a vacinação ocorrerá em 8 postos externos, das 8h às 16h, e 22 policlínicas, das 8h às 13h. Nesses locais, os moradores podem contribuir com doações de mantimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza que serão encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade a famílias em situação de maior vulnerabilidade em Santos.
Já em Praia Grande, a vacinação acontece em seis postos de vacinação, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, apenas o Ginásio Rodrigão fica aberto das 9h às 15h para vacinar todos aqueles que já fazem parte dos públicos-alvo. De acordo com a prefeitura, pessoas com dificuldade de locomoção poderão receber a dose dentro do carro, basta que alguém solicite para a equipe no local.
A cidade de Cubatão vai ampliar os postos. Além do Parque Anilinas e quatro unidades de Saúde, as vacinas contra o novo coronavírus passam a ser oferecidas também nas unidades Jardim 31 de Março, Vila dos Pescadores e Ilha Caraguatá. No Anilinas, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e nas demais, das 8h30 até às 16h.
Em Itanhaém, a imunização começa para aquelas que já realizaram o cadastro em uma das Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade, ou então, pela plataforma online disponibilizada pela prefeitura. Aqueles que ainda não fizeram o cadastro podem ir em uma das USFs ou então, preencher os dados no site da prefeitura.
A prefeitura de Mongaguá informou que os interessados devem procurar uma das nove Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h30 às 11h30 e das 13h às 15h.
Peruíbe também inicia vacinação daqueles que já fizeram o agendamento na plataforma online desenvolvida pela prefeitura. Aqueles que ainda não se cadastraram podem entrar no site e selecionar a Unidade Básica de Saúde, o dia e o horário de preferência.