Nesta terça-feira, 9 de setembro, na assembleia legislativa estadual, ocorreu a audiência pública sobre o projeto de lei dos trabalhadores do fast-food.
O SINTHORESS esteve presente com sua diretoria e equipe, inclusive com o presidente Edmilson Cavalcante de Oliveira representando nossa categoria e a confederação, a CONTRACS e destacando em seu discurso todo o apoio ao projeto de lei e a defesa pelo fim da jornada 6 X 1 e a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000,00.
Na audiência pública estiveram presentes vários sindicatos de São Paulo e outros estados, bem como representantes dos trabalhadores do Chile e ainda do vice presidente executivo do SEIU, um dos sindicatos norte-americanos mais fortes do setor.
O projeto lei vem para combater as vários formas de humilhação e tratamentos desumanos a que são submetidos os trabalhadores e trabalhadoras, inclusive com inúmeras ocorrências de assédio moral e assédio sexual relatados por trabalhadores que prestaram seus depoimentos na ocasião.
Os temas tratados indicam a importância de uma ação de atenção à saúde física e mental nas empresas em geral e em especial nas do chamado fast-food, termo inclusive que não representa toda a extensão desse tipo de empresa.
Tanto os deputados estaduais que estão encampando e propondo o projeto lei, quanto o representante do Ministério do Trabalho, a representante do Dieese, o do Ministério Público do Trabalho, além dos já citados representantes do trabalhadores chilenos e do SEIU, bem como o presidente da FETRHOTEL, foram unânimes em parabenizar a iniciativa e se colocar junto na luta pela sua aprovação.
O SINTHORESS e a CONTRACS estão juntos com a categoria pela luta para a aprovação urgente do projeto lei do setor dos trabalhadores das empresas de alimentação rápida.